Stress X queda de cabelo

O stress pode ser um dos motivos a dificultar o crescimento dos fios, sabia? Vem saber mais sobre a arrepiante queda de cabelo.

O stress compete com a entrada de nutrientes na raiz do cabelo e dificulta o crescimento, levando à queda. A seguir, o Dr. Valcinir Bedin, médico especialista em dermatologia, e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo fala sobre três situações podem levar à queda dos cabelos. O primeiro é o distúrbio metabólico nutricional (falta de nutrientes, vitaminas, sais minerais). Segundo, disfunção hormonal, ocasionados por tiróide, hipófise, suprarrenal ou ovários e, por último, problema genético levando à calvície.“Dificilmente um produto externo pode causar queda. Normalmente o que se vê com produtos inadequados nos cabelos é uma quebra dos fios”, diz.

O que causa a queda dos cabelos?

Dr. Bedin – Didaticamente podemos dizer que três grupos de motivos podem levar à queda dos cabelos. Primeiro, um distúrbio metabólico nutricional. Por falta de nutrientes, vitaminas, sais minerais, pode haver queda. Segundo, um problema metabólico hormonal, no qual disfunções hormonais da tiroide, hipófise, suprarrenal ou ovários, podem levar ao problema. Por último, pode haver um problema genético, que leva à calvície.

A queda do cabelo pode ter ligação com falta de vitaminas e má alimentação?

Dr. Bedin – Sim. Isso é muito comum. Dietas severas podem levar à queda.

O stress é um dos motivos da queda de cabelo?

Dr. Bedin – Sim. O estresse compete com a entrada de nutrientes na raiz do cabelo e dificulta o crescimento e pode levar à queda.

A queda dos fios pode ser alinhada ao uso contínuo de químicas como, por exemplo, tintura, progressiva?

Dr. Bedin – Com agressões químicas graves podemos ter uma quebra dos fios, que se confunde com a queda.

A queda do cabelo está relacionada ao uso incorreto de produtos capilares?

Dr. Bedin – Dificilmente um produto externo pode causar queda. Normalmente, o que se vê com produtos inadequados nos cabelos é uma quebra dos fios.

Como notar que a queda do cabelo está alinhada à quebra do fio?

Dr. Bedin – Ao invés de se ver uma rarefação, que é mais comum na queda, o que vemos na quebra dos fios é a presença de fios de tamanhos variados e quando vistos após a queda não apresentam aquela pontinha esbranquiçada, chamada de mucina.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here