Pilates x musculação: qual é a prática ideal para você?

Uma das dúvidas frequentes de quem busca um exercício para tonificar o corpo é saber qual o mais indicado, que dá resultados mais rápidos. No caso de Pilates x musculação: qual é ideal para você?

“Os dois tipos de exercícios são excelentes para trabalhar a musculatura do corpo, mas a abordagem e a proposta de cada um deles é muito diferente”, comenta Douglas Paiva, educador físico da Pure Pilates. Entre Pilares X musculação: qual é a pratica ideal para você?

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Ao escolher entre uma e outra, é preciso levar em consideração o seu estilo de vida e os seus objetivos. “No Pilates, você usa principalmente o seu próprio peso corporal para fazer os exercícios e desenvolver os músculos, a resistência e a flexibilidade”, explica Douglas.

Musculação para retardar o envelhecimento

Treinos com pesos podem trazer inúmeros benefícios como alinhamento da coluna, prevenção de dores musculares e atrofia. Exercícios de musculação também são indicados para retardar o envelhecimento dos músculos, trabalhar a autoestima e auxiliar no emagrecimento já que a prática melhora o funcionamento do metabolismo.

Pilates pode prevenir lesões e trabalhar melhor a mente

O Pilates já que é um exercício que procura desenvolver não apenas o corpo, mas também a mente. Assim como a musculação, o Pilates também desenvolve a musculatura, aumenta a força do tronco e alinha a coluna. Mas trabalha outros aspectos importantes para o desenvolvimento corporal, como a respiração, a flexibilidade e a concentração.

“O Pilates ainda tem a vantagem de ser um exercício de baixo impacto, o que previne lesões e até serve, em alguns casos, como forma de tratamento fisioterapêutico”, completa Douglas Paiva.

Além disso, muitos praticam musculação com o objetivo de fazer com que os músculos cresçam e se desenvolvam, no entanto, se interrompida, não é incomum que a firmeza deles se perca. Já com o pilates os músculos se tornam definidos e mais fortes de forma permanente.

Pilates

Indicado para desenvolver a flexibilidade e a concentração
Exercício de baixo impacto, o que previne lesões
Você usa principalmente o seu próprio peso corporal para fazer os exercícios
Alguns movimentos podem ser feitos sem equipamentos

Musculação

Indicado para retardar o envelhecimento dos músculos
Exercício de maior impacto, mais chances de lesão
Você usa outros pesos para realizar os movimentos
Costuma exigir um ambiente com máquinas para exercer os movimentos

 

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