4 cuidados com cabelo crespo

O cabelo crespo, em suas dezenas de variações — ondulados, cacheados e crespos –, é um dos mais vulneráveis quando se trata de danos. Devido à sua estrutura, por conta de necessidades específicas e até no desembaraçar. Por isso, os cuidados diários e semanais devem ser redobrados para mandar a saúde, beleza e brilho dos fios.

COMO TER UM CABELO CRESPO INCRÍVEL

De acordo com o tricologista Philip Kingsley, o cabelo crespo (incluindo o afro) tem estrutura plana, torcida e de diâmetro fino. Ou seja, ele parece forte — mas não é. “Na extensão do fio, onde essas “torções” (ou cachos) ocorrem, há um estreitamento na largura do cabelo, tornando essas áreas mais fracas e sujeitas à quebra”, diz o especialista. Também por isso, os cabelos cacheados costumam se embaraçar mais facilmente, o que também pode acabar em quebra de cabelo.

1 Mais delicadeza, por favor

“A delicadeza ao pentear e mexer nos cabelos ajuda a preservar a estrutura e agredir menos os fios”, ressalta o diretor clínico de tricologia da Philip Kingsley, Glenn Lyons. Recomenda-se também aplicar sprays desembaraçadores (leave-in ou creme para pentear). E, usando um pente largo, começar a pentear das extremidades até as raízes.

2 Mais brilho

Outra característica do cabelo encaracolado é que (diferentemente do liso) ele não reflete a luz tão facilmente, e muitas vezes, falta brilho. Indica-se, portanto, o uso de cremes de condicionamento para fechar a cutícula e incentivar a reflexão da luz.

3 Mais cor

É vital proteger e hidratar os cabelos cacheados/afro em casos de descoloração ou clareamento. Isso porque a forma plana do cabelo permite que ele absorva produtos químicos mais rapidamente. Alterar de uma cor escura para muito clara também pode enfraquecer significativamente o eixo do cabelo, danificando os fios.

Para ajudar a evitar a quebra dos fios, o ideal é usar um tratamento intensivo de condicionamento pré-xampu, pelo menos uma vez por semana, ou tratamentos térmicos de condicionamento.

NÓS <3 CABELOS CACHEADOS

4 Mais condicionamento

É muito importante usar um condicionador ultra-hidratante. Procure produtos rotulados como “hidratante”, “re-hidratante”, “emoliente”, “condicionamento profundo”, “penetrante” e / ou “intensivo”. Também é recomendado o uso de produtos leves e sem óleo para finalizar o cabelo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here