Como descansar as pernas depois de correr

Está tudo mundo atrás do corpo do verão. E para queimar calorias, nada bate a corrida. Mas como descansar as pernas depois de correr?

A proximidade do verão e o horário de verão faz a vontade de fazer exercícios ao ar livre cresça — a corrida é uma ótima opção para queimar calorias extras, seja direta, intervalada ou até caminhada. Mas, depois de ter ficado parada por meses, é comum sentir dores – principalmente nas pernas.

Segundo a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, quando nenhuma lesão é encontrada, algumas estratégias podem ajudar a melhorar o retorno venoso e diminuir o cansaço, o inchaço e a fadiga nas pernas.

Fique de olho na intensidade

Quem está voltando a praticar atividade física agora deve ficar atenta à intensidade da corrida. “O ideal é seguir um plano gradual, de acordo com a orientação do seu professor ou personal”, fala a médica. Começar a correr em uma intensidade muito alta pode facilitar o aparecimento de lesões, câimbras e dores.

Banho gelado

O banho gelado é indicado pela ação preventiva anti-inflamatória. “Ele ativa a circulação, promovendo vasoconstrição, e diminui a velocidade de condução do estímulo da dor pelas fibras nervosas, além do estímulo à produção de endorfinas”, diz ela.

Meias esportivas de compressão

Elas são coloridas, dão um toque fashion e ainda têm uma lista funcional de benefícios: “A meia elástica esportiva tem compressão graduada que pode variar e é capaz de: melhorar o retorno venoso, manter a musculatura aquecida, reduzir a fadiga muscular, acelerar a recuperação, diminuir a incidência de câimbras e dores na panturrilha, além oferecer efeito benéfico durante o exercício – o que pode melhorar a performance”, explica Aline.

Há um efeito imediato e uma ação pós-atividade física. “À medida que oferece maior conforto no momento da atividade física, a meia esportiva pode colaborar para um melhor rendimento”, diz. “O uso da meia diminui a produção de ácido lático e pirúvico, ligados àquela dor muscular do dia seguinte (ou 48 horas depois) de uma corrida, por exemplo.” A meia, acelerando a circulação, diminui a concentração desses ácidos. “A recuperação no dia seguinte é muito melhor, porque terá menos ácido para o corpo ‘limpar’”. Apesar dos multibenefícios, a médica alerta que é importante sempre ficar atento às especificações da meia, tirar medidas adequadas para que ela tenha um ajuste perfeito nas pernas e consultar um cirurgião vascular.

Fotobiomodulação

Estudos indicam que as luzes vermelha e infravermelha são altamente eficazes para preparação muscular pré-exercício e também como recuperação pós-exercício. “A tecnologia vem sendo usada, inclusive, por equipes profissionais de vôlei, basquete e futebol”, conta a angiologista. Uma novidade são os equipamentos de LEDs vermelho e infravermelho. Segundo a angiologista, quando ocorre a interação da luz com os tecidos, existe um efeito anti-inflamatório, regenerativo e analgésico e por isso essa tecnologia é tão interessante para atletas profissionais e amadores, podendo melhorar sua recuperação “, afirma. Vinte minutos de uso após o exercício já dá o efeito.

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