5 erros que diminuem o poder do shampoo

Alguns erros comuns – que a maioria de nós comete no boxe do chuveiro – podem acabar comprometendo a saúde dos seus fios. Veja os 5 erros que diminuem o poder do shampoo.

Escolher o shampoo adequado ao seu tipo de cabelo é básico. Mas, segundo Marcio Freoli, consultor da SKNY no Brasil, alguns erros diminuem o poder do shampoo na hora de lavar o cabelo. veja como evitá-los.

1 Escolha errada do shampoo

O primeiro passo é a escolha do produto. E para encontrar o shampoo certo, você precisa conhecer seu cabelo. Se é fino ou grosso, seco ou oleoso, com química ou natural. “Se o shampoo não for adequado para o tipo de cabelo não será possível alcançar o resultado desejado”, explica Freoli. É importante procurar shampoos que se adequem aos seus fios para conseguir limpeza, hidratação e balanço natural.

2 Exagerar na quantidade

A quantidade de shampoo necessária para a lavagem do cabelo equivale ao tamanho de uma moeda. “O uso exagerado do produto acaba deixando resíduos no couro cabeludo.” E isso causa o fechamento dos poros capilares, tornando o cabelo quebradiço e oleoso.

3 Aplicar direto nas pontas

Outro erro comum que as mulheres costumam cometer na hora da lavagem é aplicar o produto em todo cabelo. Segundo o consultor da SKNY no Brasil, o shampoo deve ser aplicado no couro cabeludo. Nunca nas pontas! A espuma deve alcançar toda a região da cabeça, até a parte acima da nuca. “Massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos aumenta a oxigenação e a nutrição dos fios, que crescem mais fortes e saudáveis”, orienta. Uma dica essencial é espalhar o conteúdo do shampoo nas mãos antes de aplicar no couro tornando a ação do produto mais eficaz.

4 Lavagem com água muito quente

A água muito quente dilata as cutículas, não só causando o ressecamento dos fios, como também fazendo com que fiquem embaraçados. “O ideal é utilizar água morna para o começo da lavagem e fria para finalizar o processo.” A água fria, ajuda a fechar novamente as cutículas dilatadas, garantindo mais brilho e movimento aos fios.

5 Secagem agressiva

Na hora de secar o cabelo, o principal erro é esfregar a toalha nos fios. De acordo com Freoli, esse processo gera frizz e faz com que os fios fiquem quebradiços. O cabelo precisa de uma secagem delicada, desde a raiz até as pontas, de preferência com uma toalha não felpuda de algodão. Melhor um tecido de microfibra, ou até mesmo com uma camiseta velha. “O correto é apertar o cabelo com a toalha, massageando os fios e o couro cabeludo”, explica.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here